Telefonia VoIP: tudo que você precisa saber

A tecnologia VoIP é hoje a mais popular e econômica opção para sistemas corporativos de telefonia. Com mais de 1 bilhão de usuários em todo o planeta, esse modelo alia a funcionalidade da telefonia e a eficiência da internet, promovendo grande otimização de custos quando comparado com os tradicionais sistemas de telefonia analógica com as Redes Digitais de Serviços Integrados (RDSI).

A redução dos valores pode chegar a 40%. No entanto, a atratividade do ponto de vista financeiro não é a única característica positiva da telefonia VoIP. Para você saber mais e ter as informações mais completas sobre esse modelo de comunicação em constante inovação, confira os detalhes a seguir.

 

O que é VoIP?

VoIP é a abreviação do termo Voice Over Internet Protocol (voz sobre protocolo de Internet, traduzindo livremente para o português). Trata-se de uma plataforma de tecnologia que converte as ondas sonoras emitidas pelo som da voz em dados digitais. Essa conversão faz com que uma chamada de telefonia, que antes precisaria de um sistema de cabos ou antenas dedicados exclusivamente para transmitir essa comunicação, possa utilizar-se da mesma rede de infraestrutura na qual trafegam e-mails, páginas da web ou downloads de arquivos.

Na dinâmica da chamada que usa a telefonia em nuvem, a voz de quem fala se transforma num conjunto de dados e, quando chega ao seu destino, esse bloco de dados volta a ser convertido para voz e a pessoa escuta normalmente o que foi dito do outro lado.

 

Em quais aparelhos posso utilizar a telefonia VoIP?

Apesar dessa ferramenta tecnológica não ser tão recente (surgiu na década de 90), o uso de dados de internet para a transmissão telefônica foi ganhando força e relevância com a evolução das redes e dos sistemas de transmissão de dados para a internet. Hoje em dia o sistema VoIP está disponível tanto para aparelhos telefônicos convencionais (com a instalação de um conversor) quanto para computadores de mesa (PCs), notebooks, smartphones e tablets. Isso garante mobilidade e agilidade, visto que basta o dispositivo estar conectado à internet para funcionar.

 

Apenas empresas podem usar telefonia em nuvem?

A tecnologia de voz por IP tem aplicação em todos os campos nos quais precisamos nos comunicar. Vale a pena tanto para uso particular, para conversar com amigos e familiares, quanto para os ambientes profissionais. Em empresas e organizações corporativas, a tecnologia propicia ganhos muito interessantes. Afinal, é possível originar ligações para telefones celulares de clientes e fornecedores sem se preocupar em pagar pela minutagem que normalmente é cobrada pelas operadoras convencionais.

 

A solução ideal para o escritório e home office

Em tempos de incentivo ao teletrabalho e ao home office, o VoIP permite que o colaborador “carregue” consigo o ramal da empresa, podendo assim receber chamadas profissionais mesmo estando fora do ambiente físico da organização. Para empresas de maior porte, que possuem filiais em diferentes cidades, estados e até países, a tecnologia VoIP possibilita que as chamadas entre as diferentes localidades da mesma empresa aconteçam de forma gratuita e sem limite de tempo.

Além de todos esses aspectos positivos, há ainda uma característica muito marcante: a flexibilidade. A tecnologia do VoIP praticamente não requer intervenções de obras para instalar, configurar e manter. É garantia de economia e tranquilidade para você e para o seu negócio.

 

Quer saber mais? Acesse nosso site e entre em contato conosco!

compartilhe:

Outras Notícias

Baixe nossa
Apresentação
(19) 3199.9692
Rua Geraldo Pinhata, 44 sala 09
Jd Alba - Vinhedo/SP
Quer melhorar a
comunicação da
sua empresa
?
© Bridge Colaboração. Todos os direitos reservados